Tela pode ser cortada com tesoura


O objetivo é criar um revestimento que permita mudar as cores dos objetos - ou fazer "pichações" reversíveis. [Imagem: NIMS]

Tela de cortar

As telas - de computadores, celulares e TVs - são dispositivos selados porque contêm componentes em estado líquido que podem vazar se suas bordas abrirem.

As tecnologias mais recentes, por sua vez, baseadas em eletrônica orgânica, não têm nada para vazar, mas não se pode deixar nada entrar - elas são altamente suscetíveis à contaminação com impurezas, água e até com o oxigênio do ar.

Por isso, é surpreendente que pesquisadores tenham conseguido fabricar uma tela totalmente funcional que pode ser cortada com uma tesoura e continuar funcionando normalmente - a tela grande original simplesmente dá origem a duas telas menores.

E, podendo ser cortada conforme a necessidade, essa tela pode ser colada sobre superfícies de formatos complexos, de roupas a edifícios.

O feito coube à equipe do professor Masayoshi Higuchi, do Centro de Pesquisas em Materiais Funcionais (NIMS), do Japão.

Eletrocrômico

A base da tela de cortar é um material com propriedades eletrocrômicas formado por um polímero híbrido orgânico-metálico.

O polímero foi aplicado por pulverização (spray) sobre uma superfície de plástico flexível, formando uma camada de revestimento estável contra a umidade e o oxigênio do ar.

A tela tem características similares às utilizadas em leitores eletrônicos, podendo continuar mostrando as informações mesmo quando a energia é desligada, sem criar marcas permanentes no material. A deficiência do protótipo original é que ele demora alguns segundos para que a imagem se estabilize.

"Agora pretendemos aumentar a área de exposição e tornar a tela capaz de mostrar múltiplas cores. Também pretendemos propor um conceito no qual as pessoas possam desfrutar de cores mutáveis em tudo. Nesta proposta, prevemos a aplicação da nova tecnologia na sociedade, com as pessoas podendo mudar livremente as cores de vários objetos, por exemplo, janelas, o interior ou exterior do automóvel e das casas, guarda-sóis e óculos de sol, e exibir letras e símbolos conforme desejarem," disse o professor Higuchi.


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon